11.7.09

Do crescimento

Você realmente cresce no dia em que ri de si mesmo pela primeira vez.

Ethel Barrymore

10.7.09

O desejo e a pureza

Julgamo-nos puros enquanto desprezamos o que não desejamos.

Marguerite Yourcenar

9.7.09

Mao: um mestre na arte de falar, falar e não dizer nada

Quem são os nossos inimigos? Quem são os nossos amigos? Esse problema é de uma importância primordial para a revolução. A razão fundamental pela qual as passadas lutas revolucionárias na China obtiveram tão fracos resultados está em não se ter sabido fazer a união com os verdadeiros amigos para atacar os verdadeiros inimigos. Um partido revolucionário é o guia das massas, não podendo portanto uma revolução alcançar a vitória se este as conduz pela via errada. Para não dirigirmos as massas pela falsa via, e a fim de estarmos seguros de alcançar definitivamente a vitória na revolução, devemos prestar atenção à unidade com nossos verdadeiros amigos para atacarmos os nossos verdadeiros inimigos. Para distinguir os verdadeiros amigos dos verdadeiros inimigos, devemos proceder a uma análise geral da situação econômica das distintas classes da sociedade chinesa, bem como das respectivas atitudes frente à revolução.

Mao Tsé-Tung

8.7.09

7.7.09

Mao x Chiang Kai-Shek

Chiang Kai-Shek procura sempre arrebatar ao povo cada polegada de poder e cada centímetro de vantagem por este conquistada. E nós? A nossa política é responder-lhe taco a taco e lutar por cada palmo de terra. Nós agimos conforme ele age. A todo momento ele procura impor a guerra ao povo, uma espada na mão esquerda e outra da direita. Nós seguimos o seu exemplo, também empunhamos a espada... Como Chiang Kai-Shek está agora afilando as suas espadas, nós devemos também afilar as nossas.

Mao Tsé-Tung

6.7.09

Sobre Drummond

A poesia de Drummond é de uma fidelidade absoluta à precisão. À antirretórica, à vagueza da auto-indulgência e da autopiedade.

Paulo Francis

5.7.09

De como começar e terminar uma amizade

A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela também.

Oscar Wilde