21.8.10

487. Ê, pobrema difice!!!

Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução.

Terêncio

20.8.10

486. Das dificuldades

Um homem de espírito não pode nem pensar que existe a palavra dificuldade.

G. Ch. Lichtenberg

19.8.10

485. A sorte e nossas ações

Julgo poder ser verdadeiro o fato de a sorte ser árbitro de metade de nossas ações, mas que, mesmo assim, ela nos permite governar a outra metade ou parte dela.

Maquiavel

18.8.10

484. A ocasião

A ocasião não faz apenas o ladrão, mas também “grandes homens”.

G. Ch. Lichtenberg

17.8.10

483. De “O náufrago”, de Thomas Bernhard - III

Por toda a parte, as pessoas se comportam de maneira hipócrita ao dizer que sentem vergonha do dinheiro que têm e que os outros não têm, quando é afinal da natureza das coisas que uns tenham dinheiro e outros, não, ora são uns, ora outros os que têm, isso não vai mudar, e os que têm não têm culpa de ter dinheiro, assim como os outros tampouco têm culpa de não ter etc., pensei, o que, no entanto, não é compreendido por nenhuma das partes, porque em última instância elas só conhecem a hipocrisia e nada mais.

16.8.10

482. De “O náufrago”, de Thomas Bernhard - II

O chamado intelectual odeia seu intelectualismo e acredita que vai encontrar sua salvação entre os chamados pobres e desfavorecidos, que antes eram chamados de oprimidos e injuriados, ele disse; em vez de sua salvação, o que ele encontra é a mesma crueldade, disse, pensei.

15.8.10

481. De “O náufrago”, de Thomas Bernhard - I

Temos que saber desde o princípio o que queremos, pensei; desde criança o homem precisa ter claro na cabeça o que quer, o que quer ter, o que precisa ter, pensei.