3.10.09

Sobre o caráter

A fama é um eflúvio; a popularidade, um acidente; as riquezas, efêmeras. Somente uma coisa perdura: o caráter.

Horace Greely

2.10.09

1.10.09

Aborrecimento

image

 

 

Convém sempre nos esforçarmos mais em sermos interessantes do que exatos, porque o espectador tudo perdoa, exceto o fastio.

Voltaire

30.9.09

A velhice e o mundo

A velhice, aos poucos, vai devolvendo tudo quanto a mocidade tomara do mundo. Jovens, acreditamos mesmo que tudo seja nosso, nosso ou feito para nós o mundo todo. Velhos, deixamos que o mundo fique para os outros, ou que estes julguem sejam seu; e rimos deste engano, com um riso que não pode deixar de ser amargo, considerando que o mundo foi nosso também, e que nos tornou felizes.

Luigi Pirandello

29.9.09

Os que confessam

O assassino por amor é o único delinquente que confessa o crime.

João do Rio

28.9.09

O retrato de um Natal de outrora

Oh, suave ironia dos malandros! Na baiúca havia alegria, parati, álcool, fantasia, talvez o amor nascido de todas aquelas danças e do insuportável cheiro do éter floral.

Não havia, porém, com que comer. Diante de Jesus, que só lhes dera o dia de amanhã, a queixa se desfazia num quase riso. Um quilo de carne para tante gente!

Talvez nem isso! Saí, deixei o último presepe.

De longe, a casinhola com suas iluminações tinha um ar de sonho sob a chuva, um ar de milagre, o milagre da crença, sempre eterna e vivaz, saudando o natal de Deus através da ingenuidade dos pobres. Como seria bom dar-lhes de comer, ó Deus poderoso!

Como lhes daria eu um farto jantar se, como eles, não tivesse apenas a esperança de amanhã obter um quilo de carne só para mim.

João do Rio, A alma encantadora das ruas