22.10.11

884. História abreviada de nossa miséria

Querem saber a história abreviada de quase toda a nossa miséria? Ei-la: havia um homem natural. No âmago desse homem, entretanto, foi introduzido um homem artificial, e ele desencadeou no interior da caverna uma guerra civil que se prolonga por toda a vida.

Diderot

21.10.11

883. Os fatores constantes da vida social

Existem dois fatores constantes na vida social — o espírito do homem e o seu meio ambiente. A vida social é a relação entre eles, e a vida somente se ergue ao cume da civilização quando o espírito do homem é o parceiro dominante na relação — quando, em vez de ser moldado pelo meio ambiente (como nas florestas tropicais da África Central e do Brasil), ou simplesmente preservar-se em tensão com o meio numa espécie de equilíbrio (como se faz nas estepes da Ásia Central ou na Arábia, entre os nômades), ele molda o meio de acordo com seu propósito ou "expressa" a si mesmo “imprimindo-se” sobre o mundo.

Arnold Toynbee

19.10.11

881. Comunicando

Os homens estão em sociedade uns com os outros apenas pela comunicação mútua de seus pensamentos. A palavra modificada de uma infinidade de maneiras, pela expressão do rosto, pelo gesto, pelos diferentes tons da voz, é o meio dessa comunicação. Qualquer outro meio não teria sido nem tão fácil nem tão amplo. Eu falo, e no mesmo instante, minhas ideias e meus sentimentos são comunicados para aquele que me escuta; toda a minha alma passa de algum modo para a dele. A comunicação de meus pensamentos leva-o a ter novas ideias, que ele, por sua vez, me comunica. Daí surge um de nossos prazeres mais vivos; também desse modo se ampliam os nossos conhecimentos: esse comércio recíproco é a principal fonte de riqueza dos espíritos.

Abade Trubley

17.10.11

880. Esperanças e desejos

A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida.

Provérbios 13:12

16.10.11

879. O significado da compaixão

Compaixão significa não somente um pensamento de generosidade diante de quem sofre, mas representa também inteligência na bondade, isto é, compreensão da dor alheia.

Bernardo Bertolucci