3.12.11

2.12.11

922. A cada qual o seu

Para aqueles que não são capazes de crer, existem os ritos; para aqueles que não são capazes de inspirar respeito por si mesmos, existe a etiqueta; para aqueles que não sabem se vestir, existe a moda; para aqueles que não sabem criar, exis­tem as convenções e os clichês. É por isso que os burocratas amam os cerimoniais; os padres, os ritos; os pequeno-burgueses, as conveniências sociais; os galanteadores, a moda; e os atores, as convenções teatrais, os estereótipos e um inteiro ritual de ações cênicas.

Stanislavski

1.12.11

921. A irmã da moda

Moda: – Sou a moda, tua irmã.

Morte: – Minha irmã?

Moda: – Não te lembras de que nós duas nascemos da Caducidade?

Giacomo Leopardi

29.11.11

920. Assim falou Paulo Francis (10 de 10): Mal de Alzheimer

As manchetes sensacionais sobre AIDS escon­dem o lato de que a mais séria epidemia do nosso tempo é outra. É a doença de Alzheimer. Destrói as células do cérebro, eliminando a memória e a coerência. Há no momento cerca de 2 milhões de pacientes registrados nos EUA pelo Centro de Controle de Doenças de Atlanta. A AIDS matou cerca de 30 mil pessoas nos EUA em 1995. Alzheimer, cerca de 5 milhões, desde que foi identificada, na pala­vra do Centro. Como de costume, os médicos não têm a menor ideia das causas de Alzheimer. Sabem que dá muito em gente de uma certa idade. A vítima se torna débil mental. Tem de ser tratada como criança e, ao mesmo tempo, tendo perdido a memória, nem ao menos estabelece a ponte de contato humano com quem a trata.

28.11.11

919. Assim falou Paulo Francis (9 de 10): sobre Woody Allen–parte 2

Crimes e pecados é o filme europeu que eu e muitos outros disse­mos que Woody nunca faria. É sofisticado sem ser pomposo. A vontade é cantar como Cole Porter, "You're the top"...

27.11.11

918. Assim falou Paulo Francis (8 de 10): sobre Edward Albee–parte 2

Há momentos em Três mulheres altas em que a conversa tem a variedade, a melodia, o sentimento de um terceto de Mozart. Essa capacidade feminina de sentir tudo e todos é o que de mais invejável tem a mulher. Albee, o autor de Quem tem medo de Virgínia Woolf?, 1962, renasceu em Três mulheres altas. Salve. Passou 32 anos no deserto.