4.7.09

Paulo Francis e as Américas

Um ministro do Exterior real no Brasil estaria procurando uma política externa para o Braisl que incluiria a concepção de um mercado comum das Américas. As Américas têm tudo, como notou Joseph Kennedy, óleo, ouro, fertilidade agrícola etc, sem precisar de continente algum.

Paulo Francis

3.7.09

Nelson Rodrigues e o avião

Não entendo a naturalidade absurda com que as pessoas entram num avião. Piloto, comissários, telegrafista, a aeromoça, os passageiros, todos têm uma espécie de halo intenso e lívido. Cada voo é um idílio com a morte.

Nelson Rodrigues

2.7.09

Confúcio e o caminho

image Aos quinze anos orientei o meu coração para aprender. Aos trinta, plantei meus pés firmemente no chão. Aos quarenta, não mais sofria de perplexidade. Aos cinquenta, sabia quais eram os preceitos do céu. Aos sessenta, eu os ouvia com ouvido dócil. Aos setenta, eu podia seguir as indicações do meu próprio coração, pois o que eu desejava não mais excedia as fronteiras da Justiça.

Confúcio

1.7.09

Singularidades do Brasil

[Contemplando o mar de peixes mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio]:

O Brasil é o único país do mundo em que peixe morre afogado.

Tobias

30.6.09

O pensamento vivo de Mao

Numa sociedade de classes, cada indivíduo existe como membro de uma classe determinada, e cada forma de pensamento está invariavelmente marcada com o selo de uma classe.

Mao Tsé-Tung

29.6.09

28.6.09

Francis e o AI-5

A mim não surpreende a relutância de Costa e Silva em proclamar o AI-5. Achava na ocasião que o dito-cujo veio de baixo para cima, de pressões de grupos da jovem oficialidade, de grupos nacionalistas, presumo, porque, a essa altura, a velha Sorbonne chamada, os oficiais do estado-maior da Escola Superior de Guerra, que queriam um Brasil economicamente liberal, já haviam esgotado seus cartuchos com o governo Castello Branco, que hoje me parece da maior importância e competência por romper algumas amarras do nacionalismo reacionário que Getúlio Vargas impôs ao Brasil. Mas durou pouquíssimo.

Paulo Francis