17.9.11

852. Toda vida é servidão

A uns prendem as honras, a outros, a opulência. A alguns a notoriedade oprime, a outros, a obscuridade. Alguns inclinam suas cabeças sob o domínio alheio, outros sob o seu próprio. Alguns têm como único lugar o exílio, outros, o sacerdócio. Endim, toda a vida é servidão.

Sêneca

16.9.11

851. Viver muito

Frequentemente, alguém muito velho não tem outro argumento para provar que viveu muito a não ser a sua idade.

Sêneca

15.9.11

850. Festival Schopenhauer 5–Academia 2

Demonstrei irrefutavelmente que a Sociedade Real Dinamarquesa perguntou exatamente o que nega ter perguntado e não pergutou o que afirma ter perguntado, aliás que não podia sequer ter perguntado.

Arthur Schopenhauer

14.9.11

849. Festival Schopenhauer 4–Academia

Se o objetivo das academias fosse o de reprimir a verdade tanto quanto possível, de sufocar a inteligência e o talento com todas as forças e de manter vigorosamente intacta a fama dos fanfarrões e charlatães, desta vez nossa Academia Dinamarquesa teria correspondido a isso de maneira primorosa.

Arthur Schopenhauer

13.9.11

848. Festival Schopenhauer 3–Abreviações

O studium brevitatis chega ao ponto de cortar a cauda ao diabo e escrever Mefisto em vez de Mefistófeles.

Arthur Schopenhauer

12.9.11

847. Festival Schopenhauer 2–Latim

A abolição do latim como língua erudita universal e a introdução, em seu lugar, do espírito pequeno-burguês das literaturas nacionais são uma verdadeira desgraça para as ciências na Europa.

Arthur Schopenhauer

11.9.11

846. Festival Schopenhauer 1–Pena de morte

Aos que gostariam de abolir a pena de morte, deve-se responder: “Aboli primeiro o homicídio no mundo: depois podereis abolir a pena de morte também.”

Arthur Schopenhauer