4.11.09

Especial Nelson Rodrigues

Este é o post número 200 deste blog. Decidi que deveria ser especial: não terá apenas uma frase, mas 10 de um dos meus escritores preferidos: Nelson Rodrigues.

Divirtam-se:

1.

O biquíni é uma nudez pior que a nudez.

2.

Olhem os homens de outras terras: - nenhum consegue ser cafajeste. O brasileiro é. É um cafajeste de plantar bananeira até em velório.

3.

A desgraça de Satã é sua impossibilidade de amar. O abominável Pai da Mentira não gosta de ninguém. Daria a metade de suas trevas por uma única lágrima de amor.

4.

Não há, no mundo, elites mais alienadas que as nossas.

5.

O brasileiro, inclusive o ateu, é um homem de fé. Conheço vários marxistas que são, ao mesmo tempo, macumbeiros. E um povo que pode conciliar Marx e Exu está salvo e, repito, automaticamente salvo.

6.

Desde menino, acho que o gago está certo e os outros errados.

7.

Estou imaginando se, uma dia, Jesus baixasse à Terra. Vejo Cristo caminhando pela rua do Ouvidor. De passagem, põe uma moeda no pires de um ceguinho. Finalmente, na esquina da Avenida, Jesus vê d. Hélder. Corre para ele; estende-lhe a mão. D. Hélder responde: - "Não tenho trocado!". E passa adiante.

8.

As grandes e potentes individualidades sumiram. O homem moderno só age em grupos, em maiorias, em unanimidades.

9.

Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes "É proibido proibir" e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores das proibições mais brutais.

10.

Hoje, a primeira noite é a centésima, a quinquagésima. O casamento já é uma rotina antes de começar.

Nenhum comentário: